A grande variedade de barcos e valores pode confundir quem está procurando uma boa opção para fazer um passeio de barco por um preço justo. Confira qual o melhor barco de passeio para você.
Tipos de Barcos de Passeio
Lancha de transporte (chatinha)

Barcos pequenos, com comprimento de 4 a 6 metros, motor de popa (externo) a gasolina de 40 a 100HP e capacidade até 12 passageiros. Usado para transporte de pessoas entre uma praia e outra ou para desembarque na praia. Todo o espaço disponível é ocupado com bancos, de forma a transportar o máximo de pessoas possível. Por isso, não é adaptado a se permanecer a bordo. Pode ter grande velocidade dependendo ao motor, porém devido ao pequeno tamanho e pouca altura relação à linha d’água, fica limitado a pequenas distância em locais abrigados. Também chamado de taxi-boat, é uma opção para quem quer pagar pouco e apenas conhecer uma ilha ou praia com acesso exclusivo por barco.
Traineira

Barcos de madeira com comprimento de 10 a 16 metros, motor centro diesel entre 50 e 150HP e capacidade até 20 passageiros. Normalmente são barcos pesqueiros adaptados ao turismo de pescarias para grupos fechados. Tem baixa velocidade e grande robustez, podendo ser usados em mar aberto.
Veleiro

Barcos com comprimento entre 8 e 14 metros, propulsão a vela, motor centro diesel entre 50 e 80HP e capacidade até 8 passageiros. São barcos que navegam em velocidade lenta, tanto usando a vela como o motor. Possuem pouco espaço no convés e muito espaço na cabine, com sala, cozinha, quartos e banheiros, embora normalmente sejam acomodações espartanas. Uma das poucas opções para quem quer fazer pernoite no barco.
Catamarã

Barcos com comprimento entre 8 e 14 metros, propulsão a vela, 2 motores centro diesel entre 50 e 100HP e capacidade até 20 passageiros. Existem na versão a vela ou a motor, ambas navegam em velocidade de deslocamento. Possuem muito espaço no convés e razoável espaço na cabine, com sala grande, cozinha, até 4 quartos e 2 banheiros, embora normalmente sejam acomodações espartanas. Mais uma opção para quem quer fazer pernoite no barco, com mais espaço.
Escuna

Barcos grandes de madeira com comprimento de 12 a 25 metros, motor centro diesel entre 150 e 250HP e capacidade que pode ultrapassar 100 passageiros. Tem baixa velocidade e fazem passeios compartilhados, com o transporte de grandes quantidades de turistas a baixo custo. É uma opção para quem quer pagar pouco, gosta de som alto, muita aglomeração e agitação.
Lancha pequena de proa aberta

Barcos com bancos na frente e motor de popa (externo) de 115 a 225HP. Até o início da pandemia, faziam passeios compartilhados. Após a pandemia, muitos passaram a oferecer passeios privativos, apesar do espaço apertado. Devido ao tamanho pequeno e à falta de banheiro, ficam limitados a desembarcar os turistas nas praias, pois são muito apertados, balançam bastante e os bancos da frente não tem capota para proteger do sol. Mesmo assim, alguns se aventuram a permanecer a bordo e até mesmo fazer um churrasco, embora esse tipo de barco possua uma plataforma bem pequena e ocupada pelo motor. Os barcos pequenos com motor de popa e são os únicos que permitem aproximação até bem próximo da praia.
Lancha média cabinada

Barcos com cabine contendo sala, banheiro e plataforma de popa com churrasqueira, 1 motor de popa (externo) ou centro (interno) a gasolina entre 250 a 300HP (nota: a Samsara II é uma raridade com 2 motores diesel de 400HP) e capacidade até 14 passageiros. São ótimas para quem quer fazer passeio de lancha privativo com custo um pouco maior que o da lancha pequena e oferecem espaço suficiente para permanecer a bordo com mais espaço e sem a obrigação de desembarque na praia. É uma opção de ótimo benefício pelo custo. É o caso da lancha Samsara II.
Lancha Grande Cabinada



Barcos com cabine alta, de mais de 1,90m de altura de forma a permitir circular por dentro da cabine em pé, contendo sala, quarto, cozinha e banheiro, 2 motores diesel entre 400 e 600HP, plataforma de popa grande com churrasqueira e mesa. São ótimas para quem quer fazer aluguel de lancha privativo com mais espaço, suficiente para permanecer a bordo com conforto de iate. Dependendo do barco, podem oferecer comodidades como gerador com tomada 127V, fogão, micro-ondas, geladeira ou outros utensílios domésticos. É o caso da lancha Samsara I.
Iate

Barcos de grande porte, luxuosos, normalmente com comando na parte de cima, convés com porta no convés e ar condicionado, cabine com sala, cozinha, vários quartos e banheiros. Possuem 2 motores diesel entre 700 e 2000HP, convés com mesa e plataforma de popa. Poucos fazem aluguel, mas ainda assim é possível encontrar algumas opções de passeio, embora com custo é elevado. Mas preste atenção ao procurar barcos grandes antigos em mau estado de conservação não são considerados iates. O que define o iate é o luxo e conforto que a embarcação oferece.