Como Escolher uma Lancha?
Aqui mostramos dicas não só sobre as lanchas de passeio como também sobre o mundo náutico, pois isso gera muitas dúvidas. Algumas pessoas pensam que são todas iguais e procura somente pelo menor preço. Por outro lado, muitas empresas de turismo se aproveitam da falta de conhecimento do cliente para empurrar um serviço ruim por um valor elevado. Para você entender melhor sobre como funciona, fizemos esse guia com perguntas e respostas. Confira.
Qual o tamanho ideal de uma lancha?

Tamanho é documento. Quanto maior é melhor, porém mais caro. Não fique preso apenas ao número de pés. Leve em consideração as medidas de comprimento, largura e altura do barco e espaço no convés para ter ideia do espaço disponível. Peça fotos externas e internas do barco, e pergunte se são fotos recentes.
Como é a circulação e segurança das pessoas?

Quanto aos itens a observar, o mais importante são a mobilidade das pessoas para circular dentro do barco com segurança. Se tem passagem da popa para o convés (ou se as pessoas precisam pular um banco para entrar no barco). Se tem passagem do convés para a proa (ou se as pessoas precisam pular o para-brisa). Se tem cabine e qual a altura da cabine. Se tem banheiro e qual a altura do banheiro. Se tem guarda mancebo alto.
Proa fechada ou proa aberta?

Lanchas proa fechada são as que tem cabine, com pelo menos uma sala e um banheiro. Possibilitam o conforto para usar o banheiro com privacidade, para ter uma sombra ou para se trocar. Lanchas de proa aberta tem bancos na frente, e por isso acomodam um número maior de pessoas, mas perdem o banheiro. Por isso, ficam restritas a fazer passeios com desembarque na praia.
Quais os acessórios oferecidos?

Confira os acessórios, tais como, boias e flutuadores, mesa de apoio, pia com torneira, porta copos e garrafas, armário com copos de acrílico, taças de champanhe, tigelas para colocar salgadinhos, abridor de garrafas, ducha de água doce, churrasqueira, etc.
Qual o estado de conservação e limpeza da lancha?
Confira itens que podem ser observados à primeira vista. Se o casco está brilhante ou fosco, se tem para-brisa quebrado ou rachado. Se os estofados estão limpos e bem conservados. Se tem pontos de ferrugem. Se tem churrasqueira, se a grelha é limpa e brilhante ou preta como o carvão.
Qual o estado de manutenção da lancha?

Confira detalhes de como está sendo feita a manutenção. Verifique se algo quebrou e foi substituído por uma gambiarra. Se tem guincho elétrico funcionando para subir e descer a âncora, já que esse é um acessório caríssimo e que só é disponibilizado por quem tem cuidado com o barco. Se já teve para-brisa de vidro e foi substituído por plástico.
Qual velocidade de navegação da lancha?

Toda lancha tem dois modos de navegação: deslocamento e planeio. No deslocamento, a navegação é lenta, no máximo 8nós (14Km/h) e faz poucas ondas. No planeio, a navegação é rápida, a partir dos 18nós (32Km/h) e produz grandes ondas. Ao fazer um passeio de lancha, confira se o barco navega em velocidade de planeio.
Motor de centro ou motor de popa?


Os barcos com motor de popa (externo) perdem o espaço na plataforma, mas tem a vantagem de permitir aproximação até bem próximo da praia. Esse tipo de motor é usado em barcos pequenos. São a melhor opção para quem quer passar um dia na praia.
Os barcos com motor de centro (interno) tem a vantagem de possuir uma plataforma com muito mais espaço para as pessoas circularem e entrar na água mesmo com a churrasqueira acesa. Esse tipo de motor é usado em barcos médios e grandes. São a melhor opção para quem quer passar um dia a bordo.
Motor a gasolina ou diesel?

Motores a gasolina são usados em barcos pequenos, por serem mais leves e mais baratos. A desvantagem fica por conta da segurança, pois quebram mais e a gasolina em barcos é altamente explosiva. Motores a diesel são usados em barcos grandes, por serem mais pesados e terem mais potência. A vantagem é a alta confiabilidade e segurança na navegação.
Lancha com 1 motor ou 2 motores?

Quanto mais, melhor. Dois motores trazem mais potência e mais segurança, pois se um quebrar, tem o outro de reserva. Por outro lado, o custo de manutenção é dobrado.
Qual a potência e consumo do motor da lancha?

A potência das lanchas de passeio varia de cerca de 150HP em lanchas pequenas, a mais de 500HP em lanchas grandes. Para entrar em planeio com mais de 10 pessoas sem forçar o motor, uma lancha média precisa de cerca de 300HP de potência. Portanto o consumo é bem elevado. Lanchas grandes de passeio podem consumir 100 litros por hora de navegação, o que dá menos de 0,5 Km/litro de combustível.
Quanto custa para manter uma lancha?

Muito caro. O custo varia conforme o tamanho da lancha. Lanchas pequenas com motor de popa começam com uns 1.000 reais por mês. Lanchas médias, o custo fica a partir de 3.000 reais por mês. Lanchas maiores com motor de centro a partir de 5.000 reais por mês. Iates podem ultrapassar facilmente os 10.000 reais por mês. E em caso de quebra o valor do conserto pode quebrar o dono do barco. Uma retífica de motor pode passar dos 100.000 reais, e os barcos grandes tem 2 motores. Qualquer peça ou acessório para barcos é construída com materiais que suportem as condições adversas do mar, e custa várias vezes mais que um equivalente para automóveis ou casas.