Como Funcionam os Passeios de Lancha em Ubatuba?
A escolha do passeio depende do que você procura e de quanto quer pagar. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Para ajudar você, que quer alugar uma lancha, a não cair em ciladas, fizemos esse guia de referência com dicas sobre passeios de lancha em Ubatuba. Aqui encontrará as informações que você gostaria de saber, mas ninguém conta.
Quanto custa um passeio de lancha?

O valor de um passeio de lancha varia conforme o tamanho e o conforto da lancha. O valor começa em 100 reais ($) por pessoa para lanchas pequenas em passeios compartilhados e 150 a 200 reais ($$) por pessoa para lanchas pequenas sem banheiro em passeios privativos. Lanchas médias em passeios privativos, com cabine e banheiro baixos, custam cerca de 200 a 300 reais ($$$) por pessoa. Lanchas de luxo com cabine e banheiro altos custam a partir de 400 reais ($$$$) por pessoa. Iates tem valor fixo entre 10.000 e 25.000 reais ($$$$$) a diária. São valores aproximados e variam muito conforme a data, sendo a maior procura e preços mais altos nos sábados, emendas de feriados, e na alta temporada entre fim de ano e carnaval.
Passeio privativo ou compartilhado?

Depende do seu orçamento. Para quem quer gastar pouco, pode optar por um passeio compartilhado com outras pessoas. O barco faz um roteiro padronizado em lanchas sem banheiro, e portanto com desembarque obrigatório em praias públicas. Para quem quer gastar um pouco mais, o passeio privativo inclui apenas as pessoas de um mesmo grupo, que pode permanecer dentro do barco quando está parado. Esse tipo de passeio vai te proporcionar a vista da praia do lado contrário, usufruindo do conforto do barco com seus convidados em um ambiente exclusivo.
Onde ficar quando o barco está parado?

Esse é um ponto fundamental na escolha do passeio que poucos se dão conta, onde ficar quando o barco está parado? Consulte as pessoas do grupo para entrar em um consenso e questione a empresa antes de se contratar uma lancha de passeio. Ficar a bordo permite muito maior conforto, porém nem todos conseguem, pois algumas pessoas ficam enjoadas com o balanço e outras tem medo de entrar na água descendo pela escada do barco.
Ficar na praia: padrão em passeios compartilhados ou privativos feitos com lanchas pequenas com motor de popa. Bom para pessoas que não sabem nadar, porém sem o conforto do barco. O barco solta as pessoas na praia e aguarda um certo tempo para depois pegá-las de volta.
Ficar a bordo: padrão em passeios privativos com lanchas grandes com cabine e banheiro. Permite usar o a estrutura de conforto do barco, mas caso a pessoa queira nadar, terá que entrar na água funda.
O que levar para comer em um passeio de lancha?

No barco, o ideal é levar alimentos fáceis de fazer. Na alta temporada. devido ao calor, dê preferência a lanches frios. Sanduíches prontos feitos em casa ou uma tábua de frios são excelentes opções. Na baixa temporada, o churrasco na lancha é uma ótima opção, pois a água está mais fria e as pessoas passam pouco tempo nadando. Fuja do churrasco no verão, devido ao forte calor.
Qual é o tempo de duração de um passeio de lancha?

Para passeios compartilhados com desembarque obrigatório, o tempo varia de 2 a 4 horas, pois normalmente são barcos pequenos e sem banheiro. Para passeios privativos, o tempo pode ser um pouco maior, pois são usados barcos maiores, que balançam menos, e tem banheiro.
O aproveitamento do tempo de passeio depende de cada grupo. Muitas pessoas tem o a ideia errada de que quanto mais tempo, melhor. Mas como são poucos os locais exclusivos para barcos, aumentar o tempo de passeio só aumenta o tempo parado em um mesmo local, o que deixa algumas pessoas entediadas. Um passeio de 4 horas é mais que suficiente para a maioria das pessoas.
As águas de Ubatuba são cristalinas?

Depende do dia. Essas condições espetaculares da foto acima ocorrem em apenas poucos dias do ano. No entanto, com a popularização do uso de filtros para colorizar o mar no tom azul Caribe, esse tipo de foto se multiplicou em postagens nas redes sociais, levando o turista a achar que sempre encontrará o mar perfeito. Não tenha falsas expectativas, o mar é diferente a cada dia. Lembre-se que as águas das ilhas são sempre mais transparentes que as águas de praias de continente, por estarem localizadas fora do mar aberto e longe da poluição humana.
Quais são os melhores locais para ir de barco em Ubatuba?

Os melhores locais para ir em Ubatuba são as ilhas. Elas tem praias com poucas ondas e, como o acesso é exclusivo por barco, o fluxo de turistas é menor e as águas são muito mais limpas. Ubatuba tem mais de 100 praias, mas a maioria são praias de continente com acesso a carro. Portanto sobram poucos locais exclusivos para barcos, de forma que todos os passeios vão aos mesmos locais, divididos por região (norte ou sul). O que muda é a lancha e o atendimento. Então, não se prenda ao roteiro para se decidir.
Os passeios de lancha estão divididos em duas regiões em relação ao centro da cidade, norte e sul.
Região Norte: tem 3 ilhas, Prumirim, Almada e Couves e muitas praias de continente viradas para o mar aberto. A região norte não possui marinas, e a oferta é de passeios com barcos pequenos ou escunas saindo da região central ou das praias do norte, e sem estrutura para passar o dia a bordo, oferecendo apenas o transporte com desembarque obrigatório nas ilhas (“dia na praia”).
Região sul: tem apenas 1 ilha, a ilha Anchieta, com 7 praias, e umas poucas praias de continente exclusivas para quem vai de barco. É onde está o saco da Ribeira, região das marinas, e onde é possível encontrar todo tipo de barco de passeio, dos pequenos aos grandes. É possível fazer um passeio de lancha saindo da região sul e visitando a região norte, porém o custo do deslocamento será bem elevado.
Qual a melhor época do ano para ir a Ubatuba?

Dependendo da sua preferência, é possível escolher a melhor época do ano.
Para quem gosta de curtir um sossego, praias vazias e quer aproveitar pagando menos, a melhor época é a baixa temporada em qualquer dia da semana, exceto os sábados, quando pode-se obter bons descontos tanto na estadia quanto no passeio de lancha.
Para quem gosta de nadar ou mergulhar, a melhor época é entre meados de janeiro até o fim de março, quando a água do mar está mais quente.
Para quem gosta de fazer um churrasco na lancha, a melhor opção é escolher um dia de mar calmo entre abril e novembro, quando não está um calor excessivo.
Para quem gosta de badalação e não se importa em pagar mais caro por tudo, ficar horas parado em congestionamentos na estrada, enfrentar longas filas em comércio lotado, disputar espaço em praias lotadas, a melhor época é a alta temporada, entre o fim de ano e o carnaval ou então uma emenda de feriado.
Por que alguns anúncios não mostram a lancha?

Já reparou que a maioria dos cartazes, sites e perfis de redes sociais mostram apenas fotos e vídeos de praias vazias e quase não mostram o barco? É porque são empresas que fazem passeios com barcos pequenos ou escunas, com desembarque obrigatório devido à falta de estrutura para passar o dia a bordo. Nesses casos, a tática é focar é no roteiro e evitar mostrar o barco.
Como funciona o passeio para a ilha das Couves?
Devido ao turismo predatório na ilha das Couves, em que chegava a receber 5.000 pessoas por fim de semana, a Fundação Florestal junto com a comunidade do Picinguaba criou um sistema de revezamento de turistas em 3 turnos com saídas às 8h, 11h e 14h com duração de 3 horas para visitar a ilha, e com um número limitado a 177 pessoas por turno.
O passeio para a ilha das Couves é um dos mais baratos, o valor é cerca de 100 reais por pessoa para levar os turistas em barquinhos de alumínio para ficar 3 horas na praia. Essas empresas licenciadas são as únicas com direito a desembarcar turistas na ilha das Couves. Lanchas avulsas ancoradas na praia do Itaguá ou outros barcos precisam ancorar a uma distância de 200 metros da praia, de forma que quem quiser ir até a praia por outros meios terá que nadar essa longa distância.
Onde é o embarque e desembarque dos passageiros?

Existem 3 formas de embarcar pessoas e bagagem, Na rua escalando a escada do barco, na praia se molhando ou por bote, ou então pela marina com píer flutuante. Essa última opção é a única com conforto e é muito mais cara de se manter. Para evitar esse alto custo, a maioria das empresas de passeios opta pelo embarque na praia ou píer público. As melhores lanchas ficam em marina particular com píer.
O que levar para beber em um passeio de lancha?

Leve a bebida que vocês mais gosta e na quantidade em dobro, principalmente em dias muito quentes. Não estrague o seu passeio pela falta de bebidas. Beba muita água e não abuse do álcool. Evite levar garrafas ou taças de vidro.
As ilhas e praias são vazias como nas fotos dos anúncios?

Depende do dia e da hora. Os turistas tem o hábito de ir todos no mesmo dia, de forma que os pontos turísticos alternam dias de ilhas e praias quase vazias com dias de muita aglomeração e lotação. As ilhas e praias com acesso exclusivo a barcos ficam bem vazias de segunda-feira a sexta-feira antes das 10:00H da manhã, desde que seja fora da temporada. As fotos dos anúncios são feitas nesses dias tranquilos. Em datas de muita procura, não espere por ilhas vazias ou praias desertas, esses locais fatalmente estarão lotados.
Dia de sol é garantia de um passeio melhor?

Não confunda dia de sol com dia bom para passeio. O sol é bom em dias frios ou para tirar fotos. Ninguém gosta de ficar balançando, então um dia bom para passeio é um dia de pouco vento e mar calmo, que são informações que não aparecem na previsão de tempo padrão de celular. No verão, os dias de sol e calor normalmente são acompanhados de vento e mar agitado, e portanto o barco balança mais e pode tornar o passeio mais desconfortável. Em dias de pouco vento, o mar fica mais calmo e assim temos mais opções de locais de ancoragem e também mais conforto para os passageiros.
Existem pessoas que se divertem até mesmo em dias de chuva. Tenha em mente que a qualidade do passeio depende muito mais da atitude positiva das pessoas que das condições climáticas. Leve consigo alegria, bom humor, cordialidade e otimismo que terá como retorno um bom passeio. “A alegria está dentro da cabeça de cada um”.
Quero Pilotar. Existe aluguel sem marinheiro?

Devido ao alto custo total de propriedade dos barcos, principalmente o custo de manutenção aliado ao alto risco de quebras, e também à exigência de habilitação para navegar, é um serviço pouco usual no Brasil.
Agência de passeios ou Empresa de locação de barcos?
Essa é uma diferença sutil e que que poucos conseguem notar ao fazer uma pesquisa. As empresas de locação são as proprietárias das embarcações. As agências de passeios são intermediários que repassam clientes para as empresas de locação de barcos. A diferença fica por conta de que as agências cobram um acréscimo de 20% sobre o valor da locação pelo serviço de indicação do cliente. Dessa forma, as agências agregam uma lista grande de empresas de locação diferentes com grande variedade de barcos e preços mais altos.
Porquê Ubatuba é conhecida por Ubachuva?

Ubatuba é chamada carinhosamente de Ubachuva devido a muitos turistas terem uma má experiência ao visitar a cidade no período de chuvas, que vai de setembro a novembro. Esse fluxo de pessoas ocorre devido à grande quantidade de feriados que existem nesse período.
Como evitar os Golpistas?

Existem golpistas online sempre prontos a tirar dinheiro dos turistas desavisados. Aqui vão algumas dicas para evitar cair em roubadas.
Procure empresas renomadas, com bastante tempo no mercado, e quantidade suficiente de avaliações de clientes anteriores. Evite empresas que anunciam no google (“patrocinado”), mas não tem site aparecendo nas primeiras páginas.
Peça o link das redes sociais da empresa. Dê preferência a empresas que tem muitas postagens em redes sociais mostrando as diferentes pessoas que já foram atendidas, e nos locais do roteiro com o barco anunciado.
Desconfie de empresas que pedem altos valores para reserva. Normalmente os percentuais de adiantamento para reserva de data variam entre 10% e 20%, cuidado com exigências de reserva de 50% ou mais.
Confira as informações de pagamento. Verifique se os dados bancários de depósito para agendamento correspondem com os dados da empresa ou com os proprietários dela.
Cuidado redobrado em fins de semana prolongados. Os golpistas agem principalmente nessas datas de alta demanda, principalmente o fim de ano, quando as empresas de passeios estão com todas as datas fechadas.
Peça o nome da marina onde o barco fica guardado. Ligue para a marina e confira se a empresa de passeios está em operação e o barco realmente existe.
Quanto custa o aluguel de jet ski em Ubatuba?

É proibido alugar jet ski em Ubatuba desde 10 de novembro de 1.995. A prefeitura de Ubatuba proibiu tanto o aluguel de jet ski como também o uso de jet ski nas praias da Enseada, Lázaro e Maranduba. Ubatuba foi a primeira cidade do litoral norte a adotar a medida. Os infratores estão sujeitos a multa e apreensão dos equipamentos.